quarta-feira, 10 de abril de 2013

A fauna Canadense

  Com a volta da primavera, eles reaparecem! Esquilos, alces, ursos, gansos... Uma variedade imensa e tão diferente da fauna Brasileira que causa muita curiosidade e, claro, muitas fotos dos turistas. Mas onde encontrá-los? Como conseguir a "foto perfeita"? Bem, dependendo do animal é melhor não encontrar mesmo, mas calma, não vá pensando que você vai achar um urso em pleno centro de Toronto, nesse post vamos te dar algumas dicas de onde os mais conhecidos animais canadenses se escondem, para você tentar encontrá-los, ou não!

Esquilos:

  Os esquilos são animais urbanos por aqui, muito fácil de encontrá-los em parques e em bairros residenciais. Esse com certeza você consegue uma foto para suas memórias do Canadá! Existem 2 tipos de esquilos mais populares, o Tree Squirrel e o Chipmunck:

Esquilo de árvore, foto: Maura Ramos, Vancouver
  Tree Squirrel: Esse é bem fácil de achar, pois é maior (podem chegar ao tamanho de um coelho médio) e tem a cauda bem peluda, são ágeis e acostumados com a presença humana, mas cuidado, são bonzinhos, mas nem tanto, se você tentar chegar muito perto ele pode tentar se defender, se quiser alimentá-lo, ponha o alimento perto dele mas não segure, ou seu dedo pode ser mordido também. (Existem pessoas mais habilidosas que outras com os animais, mas as dicas do post servem para a grande maioria, como cuidado pessoal).

Chipmunk, Fonte: Mcgill.ca
  Chipmunk: Quem não se lembra do Tico e Teco da Disney? Esses esquilinhos são menores e tem listas escuras nas costas e na face, alguns só nas costas (ground squirrel), e não possuem a cauda tão peluda. É um animalzinho muito ágil, e por ser menor que o Tree Squirrel, é bem mais difícil de encontrar. Quer ver ele de pertinho? Hum... esse vai ser difícil, mas se vc tiver sorte e conseguir sacar rápido a sua câmera, consegue fotografar ou gravar um vídeo dele, mas, repito, tem que ser muuuito rápido e ter muuuita sorte!

Guaxinim: 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guaxinim
   Aqui ele é conhecido como Racoon, e não se engane com sua aparência fofinha. Mais popular em cidades afastadas de centros urbanos e subúrbios, apesar de também ser encontrado em alguns parques, o Racoon procura comida revirando lixo, e é bem bagunceiro. Dono de uma inteligência incrível, e de mãozinhas muito ágeis, ele é capaz de abrir tampas e embalagens, portanto, mantenha seu lixo muito bem fechado, para evitar que o racoon revire e te deixe uma bagunça para limpar no dia seguinte. Animal de hábitos noturnos, de dia dormem em árvores, afastado dos humanos. Quer uma foto dele? Hum... acho melhor procurar no google, mas com sorte, quem sabe você acha algum distraído ou procurando comida pelos parques?


Racoon comendo ração no Stanley Park, em Vancouver.
Foto por Maura Ramos (a foto só foi possível porque a fotógrafa conhece bem a fauna do local e
sabe como se aproximar dos animais. Quem sabe você consegue uma também?)

Gansos Canadenses:

  É comum vê-los aos bandos na primavera e verão, tentando atravessar ruas nem sempre tranquilas. Os Gansos Canadenses são encontrados nos parques das cidades, sempre em comunidade. Muito fácil de achá-los, talvez eles achem você primeiro. Olhem só esse vídeo feito nos Estados Unidos, não é difícil essa cena por aqui!


Veados:

  Existem dois principais tipos de Deer (Veado), o Moose (Alce) e o Caribou ou Reindeer (Caribu ou Rena), há algumas diferenças entre os dois, entre elas, o Alce é bem maior e só o macho possuim os chifres, nas Renas, macho e fêmea possuem chifres.

   Os Alces pode ser encontrado em florestas canadenses da ponta leste de Newfoundland e Labrador até a fronteira do Alasca. No inverno, eles ocupam florestas com níveis de neve reduzidos. Eles também estão migrandp para áreas como o centro-norte de Ontário e na parte sul da Colúmbia Britânica. No início de 1900, alguns pares de alce foram colocados na ilha de Newfoundland e a população cresceu muito.

Alce fêmea cruzando a estrada em Newfoundland, fonte: CBC.CA
Alce Macho, fonte: srd.alberta.ca

Na estrada para Banff, Alberta (arquivo pessoal)
Ursos:

Urso Branco: Um animal lindo que é bem melhor e mais fácil de ser visto no Zoológico de Toronto. O Urso Polar, habitante do extremo norte do país, pode ser encontrado somente em locais gelados e  afastados da civilização, portanto, contente-se com a foto do Toronto Zoo.

Hudson, o famoso filhote que nasceu no Toronto Zoo, conheça sua história: torontozoo.com

  Urso Negro: o Black Bear é encontrado em parques de conservação e em florestas afastadas das grandes cidades, raramente ataca o homem com intensão de matar, mas mesmo assim os parques divulgam suas regras de segurança, assim homens e ursos podem viver em harmonia, e principalmente, cada um no seu quadrado.
Regras de segurança no site do Algonquim Park:algonquinpark.on.ca

  Urso Pardo: Conhecido como Grizzly, maior e mais perigoso que o Urso Negro, habitam principalmente a provincia de British Columbia, que é um dos poucos lugares do mundo que ainda tem populações significativas de ambos os ursos. Entretanto, como nossa população cresce, nós invadimos o habitat deles, e os seres humanos tornaram-se a única ameaça aos ursos.

Fonte: http://grizzlybearranch.ca/in-the-medi/sunday-times/
  Cerca de 60 Ursos Grizzly encontram-se sob proteção no Parque Nacional Rocky Mountain, em Banff, Alberta. Fonte: http://www.pc.gc.ca/pn-np/mtn/ours-bears/sec2/CP.aspx

  E agora? Vai encarar um passeio pelos parques de proteção ambiental pra ver um urso ou vai procurar um esquilo pela cidade mesmo? Seja qual for sua escolha, boa sorte na procura pela melhor foto, sempre respeitando a natureza e esses nossos amiguinhos tão especiais e "fofinhos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário