quarta-feira, 17 de setembro de 2014

10 Motivos para viajar para o Canadá

Olá internautas! Muito prazer, eu sou Nikolas Cavalheiro Zetouni e serei seu colunista! Hoje escrevo do Brasil... é tô passando minhas férias aqui e retornando pro Canadá em breve (e já sinto saudades de lá).
Este primeiro artigo vai te ajudar para com a sua dúvida em escolher um país para ir a turismo, estudo ou trabalho.  
10 motivos para viajar ao Canadá – parte 1
Eu lembro de quando eu estava decidindo onde iria fazer meu mestrado. Eu tinha tantas opções (o mundo parece um lugar infinito nessa hora) e depois de muito pensar, eu fiquei entre Austrália e Canadá. Mas... como escolher entre 2 países que você simplesmente nunca estudou na escola, nunca pesquisou e nunca ouviu falar muito sobre. Bom, eu vou te ajudar (para o Canadá, é claro!).
E pra começar a falar sobre, tenho de citar que o Canadá é uma País de primeiro mundo. Ser um “país de primeiro mundo” implica em tanta coisa socioe economicamente que só vivendo em pra saber a diferença. Então vamos lá!

Educação da população
Não posso afirmar que todo Canadense vai ser cordial com você (mas existe pelo menos 70% de chance de isso acontecer). Mas, de uma maneira geral, os Canadenses são super educados e cordiais com os outros a sua volta. Eu já perdi a conta de quantas vezes fui pedir informações ao motorista de ônibus e não só ajudou como parou o ônibus em locais proibidos para facilitar minha vida. E de onde vem isso? De uma vida sem grandes estresses. Empregos no Canadá garantem sustento mínimo sem muita criação de dívida. O país permite que você escolha uma profissão e receba um salário adequado ao seu nível de estudos. E isso implica em realização pessoal (trabalho) e financeira (salário adequado a sua área). Um motorista de ônibus não faz tanto dinheiro como um engenheiro, mas ele é feliz com o que tem e não precisa se afundar em dívidas para poder ter o que se quer e precisa. Logo, sem esses estresses financeiros de precisar mais dinheiro, o povo acaba ficando mais feliz e cordial. Não há uma inveja estampada na cara dos canadenses, uma cobiça pelos bens dos outros. Lá se pode ser feliz como se quer ser. E uma população feliz é mais cordial e educada!

Poder de compra
Seguindo o raciocínio anterior, se você ganha bem, você pode comprar o que quiser. Não querendo parecer um capitalista consumista, mas poder comprar o que se quer causa sim muito prazer. No Canadá você pode fazer isso. Eu era professor de Biologia no Brasil e eu sempre contava os centavos pra poder comprar o que queria e pensava milhões de vezes se valeria a pena ou não comprar. Bom... no Canadá sou estudante e nunca passei vontade, sempre comprei o que quis (de útil pelo menos), como fora de casa constantemente, saio com amigos no final de semana e planejo viagens pelo menos umas 3 ou 4 vezes ao ano. Sem contar que os preços no Canadá não são exorbitantemente altos como no Brasil. Vou dar um exemplo simples. Eu acabei de comprar um Mitsubishi Lancer 2008 no Canadá. Ele me custou 4.500 dólares canadenses (aproximadamente 10.800 reais). O mesmo carro no Mercado Livre custa 88.500 reais. Como estudante, eu recebo 1.500 dólares canadenses por mês (aproximadamente 3.600 reais). Como professor, eu recebia no máximo 2.000 reais por mês.  Sem considerar meu custo de vida, em 3 meses eu compraria o meu carro com meu salário canadense, no Canadá. Mas no Brasil, eu teria de trabalhar 45 meses pra comprar um carro usado. Impressionado?
Em outro artigo eu tratarei sobre o custo de vida canadense (que muitos acham que é extremamente elevado, um mito que será desmistificado).

Organização da sociedade
Isso é algo que, para nós que temos o jeitinho Brasileiro pode parecer estranho e ruim mas que não é! A sociedade Canadense é de uma organização invejável para o que for! Eu já fui em vários eventos em minha cidade, Edmonton – Alberta, e fiquei pasmado com a organização do evento e com o uso de recursos de forma objetiva e clara. Não tem o “deixa assim que está bom”. O serviço é bem feito do começo ao fim. Por exemplo, o festival de culinária da cidade possui barraquinhas de comes e bebes de todas as nacionalidades encontradas em Edmonton, divididas por área (asiáticos ficarão na parte da Ásia, os europeus com europeus e assim vai), acesso facilitado para cadeirantes, áreas em que se pode consumir álcool em público (é crime beber álcool na rua! Estranho mas muito bom!), rotas de ônibus especiais para o evento, voluntários em todos os cantos da praça para ajudar, políciais e ambulâncias por perto, SEMPRE, mapas das localidades dos eventos, banheiros públicos (bem cuidados) em locais estratégicos, latas de lixo (reciclável e orgânico) visível em todos os lugares, mesas, áreas para crianças de colo e suas famílias e muito mais! Sério, eu cansei de escrever pois tem muito mais. E isso é só o exemplo de um festival de médio porte da cidade! São os cidadãos e idealizadores do evento que fazem de tudo para atender as necessidades do público.

Planejamento de... tudo!
Uma boa organização se faz com bom planejamento. E, se os eventos são bem organizados porque a sociedade é organizada, não seria estranho perceber que outros setores da sociedade são organizados e bem planejados. Vou citar o exemplo de uma área que a prefeitura vai construir casas. A prefeitura escolhe a área e contrata uma construtora para deixa-la pronta para que casas sejam construídas. Esta empresa cuida do tamanho dos terrenos, terraplanagem, criação e pavimentação das ruas, instalação de toda parte hidráulica e elétrica e reserva um espaço maior para uma área comercial. Ai, se você for construir sua casa, você não precisa quebrar a rua para poder puxar o cano de água, ou pagar uma taxa pra puxarem a eletricidade... já está tudo pronto! A prefeitura se encarrega que tudo esteja de forma habitável, a única coisa que você precisa fazer é construir a sua casa. E... a área comercial é o ás na manga! A prefeitura quer que a população local tenha acesso a um supermercado, um centro médico, alguns restaurantes e qualquer outra coisa que esteja em falta nas áreas e bairros adjacentes. Logo, esta área comercial irá suprir as necessidades daquela vizinhança SEM CONCORRENCIA! É incomum você ver 2 supermercados na mesma área, ou 2 restaurantes do mesmo tipo de comida na mesma área. Assim todos têm o que precisam e todos podem prosperar.

Multiculturalidade (e da-lhe Tite!)
Muitos podem dizer que o Brasil é um país multicultural e eles tem razão. A diferença é que todo mundo vira brasileiro aqui e isso é uma característica maravilhosa do Brasil. O Canadá também possui povos de vários outros países. China, Vietnam, França, Inglaterra, Espanha, África do Sul, Nigéria, Arábia Saudita, Líbano e muitos outros! Mas eles mantêm suas culturas vivas, não se mesclando com a cultura canadense como fazemos no Brasil. Logo, você poderá visitar cultos islâmicos em mesquitas, visitar Chinatowns para entrar em um clima chinês, ir a vilas Ucranianas e aprender um pouco sobre sua cultura. Você se choca com tantas lógicas, pensamentos e histórias diferentes que as vezes pode ser até demais para sua cabeça. Mas o crescimento como pessoa, a ampliação de seus horizontes, o respeito e desmistificação do desconhecido são coisas que ocorrem diariamente em cidades Canadenses. A ignorância com certeza não faz parte do Canadense e dos povos que vivem em seu país (a não ser um ocasional desentendido que acha que os Brasileiros falam espanhol, ahahahahahah).

É isso por hoje pessoal! Volto em 2 semanas com a parte 2 deste artigo! Espero que tenham gostado!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário